Caminho do site

“Um documentário para um País de marinheiros...

 

A ideia de elaborar um documentário para ser exibido nas Antenas Internacionais da R.T.P., levou-nos a fazer um levantamento minucioso entre as Escolas de Navegação a operarem em território nacional, isto é, os mais cotados centros de formação de navegadores, neste País cuja herança maior lhe confere o título de País de Marinheiros...

O resultado deste levantamento, a procura de uma Escola de Navegação para constar de um documentário televisivo, apoiou-se, entre outras fontes, na auscultação de vários elementos formados em diversas escolas portuguesas que, quase por unanimidade deram ênfase ao profissionalismo e transparência da Escola Patrão Mor. Recaiu, por isso, sobre aquele estabelecimento de ensino ( que assenta num núcleo familiar de formadores, ao qual se junta vasta equipa de profissionais ) a nossa escolha que é a base da nossa proposta.

Argumento

A Escola de Navegação Patrão Mor tornou-se um paradigma de referência no campo da formação e, em especial, na sua área específica de ensino. Mereceu, graças a padrões de alta qualidade sempre mantidos desde a sua fundação, em 1981, credenciais do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), como “Entidade Formadora de Navegadores de Recreio” em todas as categorias actualmente previstas na lei: Principiante, Marinheiro, Patrão Local, Patrão de Costa e Patrão de Alto Mar.

Nível de Ensino – competência como base da formação

Mostrar aos alunos o caminho através a construção do conhecimento pela prática, é a melhor maneira de desenvolver as competências técnicas rigorosas, que a actividade de navegador exige. Uma equipa de profissionais competentes e com larga experiência técnica e pedagógica fornece a formação de navegadores de recreio ( nomeadamente, para as cartas de navegador de recreio). Os alunos são preparados rigorosamente para os exames de acesso às categorias de Desportista Náutico, bem como para os exames de Operador Radiotelefonista, Classes A e B, Certificado Restrito e Operador Geral. A Escola oferece ainda Cursos de Navegação por Instrumentos (Radar, GPS, Sonda, Plotter e Carta Electrónica), Cursos de Meteorologia Náutica, Segurança no Mar e Primeiros Socorros, sendo também possível fazer formação “por medida”, isto é, adaptada às necessidades e embarcações dos formandos, bem como fazer formação prática em viagem e entregas ou recolhas de embarcações em qualquer ponto do globo.

Credibilidade de formação

O ensino ministrado na Escola de Navegação Patrão Mor é o resultado da experiência de profissionais credenciados e da construção de um método pedagógico de cariz essencialmente prático, com destaque evidente para os manuais disponibilizados.

Toda a documentação entregue aos alunos, assim como o grau de exigência exigido aos formandos pelos monitores, as visitas de estudo a empresas  de segurança, organizadas pela Escola para constatação e conhecimento prático das técnicas e equipamentos utilizados na Segurança Naval, o uso, experimentação e manuseamento de sinalização pirotécnica, a visita ao edifício do Centro de Coordenação e Controlo de Trafego Marítimo e Segurança do Porto de Lisboa, Escola de Sapadores Bombeiros para uso de extintores em materiais combustíveis pesados, estaleiros navais e saídas de mar para práticas de navegação em embarcação da Escola Patrão Mor e no Iate de Setúbal, alugado para o efeito – são as coordenadas-base para estabelecer a rota da melhor das formações.

A Escola Patrão Mor é dirigida pelo Comandante António M. Lopes Antão , apoiado pelos seus filhos, Eng.º Pedro Antão e João Antão e situa-se, exactamente na Latitude 38º 41.6´ N e n a Longitude 009º 19.2´ W – a rota da R.T.P., todavia, pode levá-la ao Mundo, que tem portugueses em todas as paragens pelo cumprimento da herança deste País de navegadores...

 

José Paulo Valente

Realizador/produtor RTP